Quase todas as denominações cristãs têm o entendimento de que “a Bíblia é a Palavra de Deus.“ No entanto, através de uma Exegese mal-feita existem denominações que afirmam que “a Bíblia contém a Palavra de Deus.”
Por que Exegese mal-feita? Porque eles se apoiam em uma única versão da Bíblia que diz:
“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”
(2 Tm 3.16) ARC (Almeida Revista e Corrigida)
Esse entendimento pode criar a ilusão de que existe nas Escrituras algumas partes que NÃO SÃO divinamente inspiradas.
A alegação é de que alguns textos foram incluídos, seja por descuido de tradução ou não, e então estes textos não fazem parte da Palavra de Deus.
Essa interpretação cai por terra quando vemos que a maioria das traduções afirmam que toda a Escritura É divinamente inspirada. Vejamos os exemplos:
(Almeida revista e atualizada); (João Ferreira Atualizada); (Bíblia King James); (nova tradução na linguagem de hoje); (Bíblia viva); (Nova versão internacional); (Almeida século 21); Até a (versão católica com cabeçalhos).
A esmagadora maioria das versões nacionais e internacionais dizem que ”toda a Escritura É divinamente inspirada por Deus”
Não se pode admitir diretrizes para a igreja tomando-se por base uma única versão ou uma particular interpretação da Palavra de Deus.
Quer conhecer qual é “toda Escritura divinamente inspirada?” Leia e releia, quantas vezes for preciso, até entender que toda a Bíblia sagrada é a Escritura divinamente inspirada; e também o que significa o texto de Apocalipse, em:
(Apocalipse, 22.18 a 20):
“18. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR ALGUMA COISA, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; “
“19. e, SE ALGUÉM TIRAR QUAISQUER PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. “
“20. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! “
Reafirmamos que,
1 – A BÍBLIA NÃO CONTÉM A PALAVRA DE DEUS;
2 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
Ou será que estamos aceitando a ideia de que Deus não conseguiu transmitir a SUA vontade para os homens?
Tudo o que está escrito, traduz a vontade expressa do Criador – É o conhecimento de Deus!
Um pouco de História, resumida, vai nos ajudar a responder corretamente. Então vejamos:
= – = – = – = – = – = – = – =
- 1ª consideração =
No tempo dos apóstolos NÃO EXISTIA a Bíblia Sagrada – As ESCRITURAS SAGRADAS eram os rolos de pergaminhos, textos que compunham a TANACH, e estavam assim classificados:
- TORÁ = formada pelo CHUMASH (os cinco livros de Moisés) também conhecidos como PENTATEUCO.
- NEVI’IM = São os Livros dos PROFETAS
- KETUVIM = São os ESCRITOS, como os SALMOS, LAMENTAÇÕES e PROVÉRBIOS
- TODAS AS OUTRAS PROFECIAS NO TANACH, seja Samuel, Isaías ou Daniel, foram a testemunha de um único indivíduo. Elas são acreditadas somente porque Moisés nos instruiu – EM NOME DE DEUS – a acreditar e obedecer aos profetas QUE CUMPREM AS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS claramente para eles.
- ALGUÉM QUE FALA EM NOME DE DEUS MAS NÃO CUMPRE ESSAS CONDIÇÕES DEVE SER SEVERAMENTE PUNIDO – independentemente dos milagres que pode realizar.
- OS PROFETAS VÊM SOMENTE PARA EXPLICAR, ELABORAR e ADVERTIR as pessoas A MANTER “A TORÁ DE MOISÉS”, como diz o último deles, MALAQUIAS: “Seja CONSCIENTE DOS ENSINAMENTOS de Meu servo Moisés, A QUEM ENCARREGUEI em Horeb com LEIS E REGRAS PARA TODO ISRAEL.”
- Fonte = https:// pt.chabad.org
Nossos comentários = Nessa (1ª consideração) nós vemos o estabelecimento daquilo que nós, cristãos, chamamos de O VELHO TESTAMENTO.
O zelo com que o povo de Israel trata as Escrituras Sagradas é irrepreensível, apesar de eles terem falhado miseravelmente na questão de obediência a Deus.
= – = – = – = – = – = – = – =
- 2ª consideração =
Depois do último profeta do AT (TANACH) houve um silêncio da parte de Deus, de aproximadamente 400 anos.
E então ELE nos enviou o Seu Filho Unigênito, Jesus, para estabelecer uma Nova e Eterna Aliança, o NT.
Agora, não mais apenas com o Seu povo primitivo – Israel mas sim com as Nações e Povos de todo o Mundo.
No Tempo atual, nós já temos uma Bíblia Sagrada, que é composta pelo AT (TANACH) e também pelo NT (A NOVA E ETERNA ALIANÇA) com os seus textos compilados e estruturados em Capítulos e Versículos, na forma como a conhecemos e com os Livros do NT assim classificados:
- EVANGELHOS = formados pelos 4 Livros de MATEUS, MARCOS, LUCAS e JOÃO. Descrevem o nascimento, a vida e o ministério, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
- LIVRO HISTÓRICO = Atos dos apóstolos. Narra o surgimento da igreja cristã, os primeiros dias da ascensão de Jesus aos céus, o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, a organização da base da igreja primitiva e as viagens missionárias do apóstolo Paulo – o apóstolo dos gentios.
- EPÍSTOLAS = Epístolas às igrejas do apóstolo Paulo; Epístolas pastorais de Paulo a Timóteo, Tito e Filemon; Epístolas gerais, dos apóstolos Pedro e João e evangelistas Judas e Tiago
- PROFÉTICO = Livro de Apocalipse revelado ao apóstolo João.
- Fonte = https://estiloadoracao.com
Nossos comentários = Nessa (2ª consideração) nós vemos o estabelecimento daquilo que nós, cristãos, chamamos de O NOVO TESTAMENTO.
= – = – = – = – = – = – = – =
- 3ª consideração =
É aqui que nós levantamos alguns questionamentos em uma avaliação da nossa fidelidade cristã às Escrituras Sagradas:
- O ZELO com que o povo de Israel trata as Escrituras Sagradas é irrepreensível, apesar de eles terem falhado miseravelmente na questão de obediência a Deus.
Será que nós, os cristãos, temos a mesma fidelidade que Israel teve ou tem com relação aos Escritos Sagrados?
Ou estamos, nós também, falhando miseravelmente na questão de obediência a Deus?…
- Teria Deus diminuído de tamanho e se tornado mais relapso ou menos exigente no Seu relacionamento com os Homens?
Tanta gente tem procurado deixar “a sua marca” na Bíblia Sagrada que, frequentemente, as várias denominações cristãs procuram fazer o mesmo apenas para tornar a sua denominação mais crível do que as outras.
sem nem mesmo pensar se isso contraria as condições estabelecidas por Deus claramente para eles.
- alguém que fala em nome de Deus mas não cumpre essas condições deve ser severamente punido – independentemente dos milagres que pode realizar.
- os apóstolos vêm somente para explicar, elaborar e advertir as pessoas a manter “o Evangelho de Cristo”, e assim como disse Malaquias no final do AT:
“Seja consciente dos ensinamentos de meu servo Moisés, a quem encarreguei em Horeb com leis e regras para todo Israel.”
Da mesma forma está dizendo agora, o Senhor Jesus para toda a igreja:
“Seja consciente dos ensinamentos de Meu Filho Jesus Cristo, a quem encarreguei em Israel com leis e regras para toda a igreja.”
Esperamos que agora fique mais consciente, em cada cristão e em cada denominação, qual é a responsabilidade com a fidelidade à Palavra da Bíblia Sagrada.
Quanto ao possível argumento de que “os homens adulteraram alguns textos” nós respondemos que, “ser cristão é crer e confiar que Deus inspirou até mesmo alguma possível modificação.”
Mas, se está na BÍBLIA, é texto divinamente inspirado.
“Conter a Palavra de Deus” é uma forma sutil de renegar os textos sagrados já aprovados por DEUS, senão, não estariam contidos nos Livros das Escrituras – Sempre serão textos canônicos!”
Fonte = https://jesusevoce.com
Nossos comentários = Nessa (3ª consideração) nós apresentamos as nossas conclusões, parafraseando textos da (1ª consideração) no intuito de estabelecer maior rigidez com a fidelidade aos textos sagrados.
É preciso também ter a consciência de que, jamais a Palavra inspirada, que venha da parte de Deus possa se contradizer ou contrariar a Palavra escrita, que Deus deixou registrada na Bíblia Sagrada.
Não pode, ou, não é possível a um Homem em qualquer tempo trazer uma palavra inspirada que fala ao coração sobre problemas pessoais ou individuais superar uma Palavra escrita que fala a toda a Humanidade sobre o conhecimento de Deus. Sempre deveremos levar em consideração que:
Inspiração verbal: DEUS FALA AO CORAÇÃO nos trazendo orientações em questões pessoais e
Inspiração escrita: DEUS FALA AO INTELECTO, trazendo conhecimento sobre SEUS PLANOS PARA TODA A HUMANIDADE.
É por essa razão que todo Culto que é prestado a Deus, deve ser composto por estas partes principais:
PALAVRA DE CONHECIMENTO – PRIMEIRO A DEUS!
PALAVRA INSPIRADA – DEPOIS AO HOMEM!
= – = – = – = – = – = – = – =
Que Deus nos dê a sabedoria para compreender qual seja a SUA vontade; nos dê o espírito de discernimento para separar da Palavra de Deus todas as heresias que possam lhe ser acrescentadas; e nos dê inspiração no Amor para que possamos viver a SUA Palavra, tal como a conhecemos pelas Escrituras, que é toda a Bíblia Sagrada.
Deus abençoe a todos os irmãos em Nome do Senhor Jesus.
Amém!
18/07/24 – um texto de pastor Roberto Mazzei. Site: https://jesusevoce.com