A Bíblia: É ou Contém?

Quase todas as denominações cristãs têm o entendimento de que “a Bíblia é a Palavra de Deus.“ No entanto, através de uma Exegese mal-feita existem denominações que afirmam que “a Bíblia contém a Palavra de Deus.”

Por que Exegese mal-feita? Porque eles se apoiam em uma única versão da Bíblia que diz:

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”

(2 Tm 3.16)  ARC (Almeida Revista e Corrigida)

 Esse entendimento pode criar a ilusão de que existe nas Escrituras algumas partes que NÃO SÃO divinamente inspiradas.

A alegação é de que alguns textos foram incluídos, seja por descuido de tradução ou não, e então estes textos não fazem parte da Palavra de Deus.

Essa interpretação cai por terra quando vemos que a maioria das traduções afirmam que toda a Escritura É divinamente inspirada. Vejamos os exemplos:

 (Almeida revista e atualizada); (João Ferreira Atualizada); (Bíblia King James); (nova tradução na linguagem de hoje); (Bíblia viva); (Nova versão internacional); (Almeida século 21); Até a (versão católica com cabeçalhos).

A esmagadora maioria das versões nacionais e internacionais dizem que  ”toda a Escritura É divinamente inspirada por Deus”

Não se pode admitir diretrizes para a igreja tomando-se por base uma única versão ou uma particular interpretação da Palavra de Deus.

Quer conhecer qual é “toda Escritura divinamente inspirada?” Leia e releia, quantas vezes for preciso, até entender que toda a Bíblia sagrada é a Escritura divinamente inspirada; e também o que significa o texto de Apocalipse, em:

(Apocalipse, 22.18 a 20):

“18. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR ALGUMA COISA, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; “

“19. e, SE ALGUÉM TIRAR QUAISQUER PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. “

“20. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! “

 Reafirmamos que,

 1 – A BÍBLIA NÃO CONTÉM A PALAVRA DE DEUS;

 2 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!

 Ou será que estamos aceitando a ideia de que Deus não conseguiu transmitir a SUA vontade para os homens?

Tudo o que está escrito, traduz a vontade expressa do Criador – É o conhecimento de Deus!

Um pouco de História, resumida, vai nos ajudar a responder corretamente. Então vejamos:

= – = – = – = – = – = – = – =

  • 1ª consideração =

No tempo dos apóstolos NÃO EXISTIA a Bíblia Sagrada – As ESCRITURAS SAGRADAS eram os rolos de pergaminhos, textos que compunham a TANACH, e estavam assim classificados:

  • TORÁ = formada pelo CHUMASH (os cinco livros de Moisés) também conhecidos como PENTATEUCO.
  • NEVI’IM = São os Livros dos PROFETAS
  • KETUVIM = São os ESCRITOS, como os SALMOS, LAMENTAÇÕES e PROVÉRBIOS
  • TODAS AS OUTRAS PROFECIAS NO TANACH, seja Samuel, Isaías ou Daniel, foram a testemunha de um único indivíduo. Elas são acreditadas somente porque Moisés nos instruiu – EM NOME DE DEUS – a acreditar e obedecer aos profetas QUE CUMPREM AS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS claramente para eles.
  • ALGUÉM QUE FALA EM NOME DE DEUS MAS NÃO CUMPRE ESSAS CONDIÇÕES DEVE SER SEVERAMENTE PUNIDO – independentemente dos milagres que pode realizar.
  • OS PROFETAS VÊM SOMENTE PARA EXPLICAR, ELABORAR e ADVERTIR as pessoas A MANTERA TORÁ DE MOISÉS”, como diz o último deles, MALAQUIAS: “Seja CONSCIENTE DOS ENSINAMENTOS de Meu servo Moisés, A QUEM ENCARREGUEI em Horeb com LEIS E REGRAS PARA TODO ISRAEL.”
  • Fonte = https:// pt.chabad.org      

Nossos comentários = Nessa (1ª consideração) nós vemos o estabelecimento daquilo que nós, cristãos, chamamos de O VELHO TESTAMENTO.

O zelo com que o povo de Israel trata as Escrituras Sagradas é irrepreensível, apesar de eles terem falhado miseravelmente na questão de  obediência a Deus.

= – = – = – = – = – = – = – =

  • 2ª consideração =

Depois do último profeta do AT (TANACH) houve um silêncio da parte de Deus, de aproximadamente 400 anos.

E então ELE nos enviou o Seu Filho Unigênito, Jesus, para estabelecer uma Nova e Eterna Aliança, o NT.

Agora, não mais apenas com o Seu povo primitivo – Israel mas sim com as Nações e Povos de todo o Mundo.

No Tempo atual, nós já temos uma Bíblia Sagrada, que é composta pelo AT (TANACH) e também pelo NT (A NOVA E ETERNA ALIANÇA) com os seus textos compilados e estruturados em Capítulos e Versículos, na forma como a conhecemos e com os Livros do NT assim classificados:

  • EVANGELHOS = formados pelos 4 Livros de MATEUS, MARCOS, LUCAS e JOÃO. Descrevem o nascimento, a vida e o ministério, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
  • LIVRO HISTÓRICO = Atos dos apóstolos. Narra o surgimento da igreja cristã, os primeiros dias da ascensão de Jesus aos céus, o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, a organização da base da igreja primitiva e as viagens missionárias do apóstolo Paulo – o apóstolo dos gentios.
  • EPÍSTOLAS = Epístolas às igrejas do apóstolo Paulo; Epístolas pastorais de Paulo a Timóteo, Tito e Filemon; Epístolas gerais, dos apóstolos Pedro e João e evangelistas Judas e Tiago
  • PROFÉTICO = Livro de Apocalipse revelado ao apóstolo João.

Nossos comentários = Nessa (2ª consideração) nós vemos o estabelecimento daquilo que nós, cristãos, chamamos de O NOVO TESTAMENTO.

= – = – = – = – = – = – = – =

  • 3ª consideração =

É aqui que nós levantamos alguns questionamentos  em uma avaliação da nossa fidelidade cristã às Escrituras Sagradas:

  • O ZELO com que o povo de Israel trata as Escrituras Sagradas é irrepreensível, apesar de eles terem falhado miseravelmente na questão de obediência a Deus.

Será que nós, os cristãos, temos a mesma fidelidade que Israel teve ou tem com relação aos Escritos Sagrados?

Ou estamos, nós também, falhando miseravelmente na questão de obediência a Deus?…

  • Teria Deus diminuído de tamanho e se tornado mais relapso ou menos exigente no Seu relacionamento com os Homens?

Tanta gente tem procurado deixar a sua marca na Bíblia Sagrada que, frequentemente, as várias denominações cristãs procuram fazer o mesmo apenas para tornar a sua denominação mais crível do que as outras.

sem nem mesmo pensar se isso contraria as condições estabelecidas por Deus claramente para eles.

  • alguém que fala em nome de Deus mas não cumpre essas condições deve ser severamente punido – independentemente dos milagres que pode realizar.
  • os apóstolos vêm somente para explicar, elaborar e advertir as pessoas a mantero Evangelho de Cristo”, e assim como disse Malaquias no final do AT:

Seja consciente dos ensinamentos de meu servo Moisés, a quem encarreguei em Horeb com leis e regras para todo Israel.”

 Da mesma forma está dizendo agora, o Senhor Jesus para toda a igreja:

Seja consciente dos ensinamentos de Meu Filho Jesus Cristo, a quem encarreguei em Israel com leis e regras para toda a igreja.”

 Esperamos que agora fique mais consciente, em cada cristão e em cada denominação, qual é a responsabilidade com a fidelidade à Palavra da Bíblia Sagrada.

Quanto ao possível argumento de que os homens adulteraram alguns textos nós respondemos que, “ser cristão é crer e confiar que Deus inspirou até mesmo alguma possível modificação.”

Mas, se está na BÍBLIA, é texto divinamente inspirado.

Conter a Palavra de Deusé uma forma sutil de renegar os textos sagrados já aprovados por DEUS, senão, não estariam contidos nos Livros das Escrituras – Sempre serão textos canônicos!”

 Fonte = https://jesusevoce.com

 Nossos comentários = Nessa (3ª consideração) nós apresentamos as nossas conclusões, parafraseando textos da (1ª consideração) no intuito de estabelecer maior rigidez com a fidelidade aos textos sagrados.

É preciso também ter a consciência de que, jamais a Palavra inspirada, que venha da parte de Deus possa se contradizer ou contrariar a Palavra escrita, que Deus deixou registrada na Bíblia Sagrada.

Não pode, ou, não é possível a um Homem em qualquer tempo trazer uma palavra inspirada que fala ao coração sobre problemas pessoais ou individuais superar uma Palavra escrita que fala a toda a Humanidade sobre o conhecimento de Deus. Sempre deveremos levar em consideração que:

Inspiração verbal:  DEUS FALA AO CORAÇÃO nos trazendo orientações em questões pessoais e

Inspiração escrita: DEUS FALA AO INTELECTO, trazendo conhecimento sobre SEUS PLANOS PARA TODA A HUMANIDADE.

É por essa razão que todo Culto que é prestado a Deus, deve ser composto por estas partes principais:

PALAVRA DE CONHECIMENTO  – PRIMEIRO A DEUS!  

PALAVRA INSPIRADADEPOIS AO HOMEM!

= – = – = – = – = – = – = – =

 Que Deus nos dê a sabedoria para compreender qual seja a SUA vontade; nos dê o espírito de discernimento para separar da Palavra de Deus todas as heresias que possam lhe ser acrescentadas; e nos dê inspiração no Amor para que possamos viver a SUA Palavra, tal como a conhecemos pelas Escrituras, que é toda a Bíblia Sagrada.

 Deus abençoe a todos os irmãos em Nome do Senhor Jesus.

Amém!

  

18/07/24 – um texto de pastor Roberto Mazzei. Site:  https://jesusevoce.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima