Escolhendo o Alvo

Nós apresentamos o nosso texto “O Caminho Antigo;” e aprendemos ali o ensinamento bíblico trazido pelo profeta, resumido no versículo de (Jeremias 6.16).

 “16. … Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele. Mas eles dizem: Não andaremos!”

Concluímos que nós precisamos conhecer o Caminho que nos está proposto!

 

O fechamento desse versículo diz “Mas eles dizem, não andaremos!”

Isso revelou a rebeldia do povo às Palavras de Deus, e nos levou a um novo texto: “Que Caminho é Esse?” –  agora orientado pelo versículo de (João 14.6):

“6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim “

 

Os motivos disso tudo é que a igreja tem apresentado tantos caminhos alternativos que nós precisamos sim, conhecer e conhecer bem, qual é o modo correto de fugir desses vários caminhos que nos são propostos.

O Senhor Jesus afirmou em (Mateus,22.29)

“… Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

 

E todas as Escrituras apontam para Cristo! Vamos direcionar agora a nossa “pontaria” para “O Alvo que nos está proposto!”

Cristo é o Alvo! E como seguidores de um Deus tão maravilhoso, nós vemos que recebemos d’Ele até a oportunidade de escolher em qual tempo nós iremos viver essa “novidade de vida” que o Senhor Jesus nos chamou para viver. Na verdade, nós vamos esclarecer o significado desses tempos. E a responsabilidade que acompanha a nossa escolha!

 

Em primeiro lugar  nós temos o tempo presente, que é onde o Evangelho de Cristo nos chama para o arrependimento dos nossos pecados. Essa oportunidade vai se estender até o início da Grande Tribulação.

(Mateus 4.17) “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.”

Todo o Evangelho nos chama para viver o amor de Cristo; e para imitar o Senhor pela renovação da nossa mente – e das nossas vidas de modo que não mais nós, mas Cristo viva em nós.

 

Tudo o que precisamos é aprender a amar, conforme a direção do novo e segundo mandamento da lei de Cristo:

(Mateus 22.39 “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”

A nossa decisão consciente, está firmada em abandonar os nossos pecados e maus caminhos; a aprender a amar como Cristo nos amou; e a seguir no pleno gozo dessa novidade de vida que nos preenche desde já, com a felicidade plena de estarmos aprovados por Deus.

 

(Atos 3.19) ensina:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”

 

Exige algum esforço fazer isso? SIM! E um esforço enorme!

Mas é um esforço para deixar para trás os vícios que nos escravizam a um mundo que não é o que Deus nos propõe para a vida eterna. E a compensação é que seremos acolhidos em amor pelo Senhor, especialmente no Arrebatamento da igreja, que deixará para trás o perigo de viver em um mundo atribulado previsto para o tempo do Apocalipse.

O Arrebatamento da igreja é um marco divisório que nos levará a um novo tempo.

 

Em segundo lugar, nós temos esse segundo tempo, que é destacado pelo pós-arrebatamento da igreja; nesse tempo, todos os que ficarem para trás, não serão mais atribulados pelos seus pecados e por seus maus caminhos, mas serão sim atribulados pela dor e pelo sofrimento das torturas que lhes serão infligidos diretamente pelo Diabo.

Agora, sem a proteção de Deus! Agora, sem a proteção de Cristo e do Espírito Santo!

 Esse será o tempo de um novo Jesus!não mais um Deus de Amor, mas sim um Deus Justo Juiz, pois Ele vem para julgar.

E se Ele vem para dar a cada um segundo as suas obras, ai daqueles que ficaram para trás, pois esses não tiveram obras.

(Tiago, 2.14)

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?”

 

O evangelista Tiago está dizendo que, se realmente alguém tem a fé verdadeira, então terá as consequentes obras as quais são o fruto do espírito. “E se não tiver as obras, então a fé é morta em si mesma” (Tiago, 2.17)

É impossível ser nascido de novo e não ter os frutos do espírito. A Palavra de Deus descreve com detalhes o que espera por esses que rejeitaram o amor; vejam o que diz o texto de:

 

(2  Tessalonicenses 8-12)

“8. e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;“

“9. a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,“

“10. e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.“

“11. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,“

“12. para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.“

 

No início desse texto, a Palavra já declara o resultado final, pois o Senhor desfará o iníquo pelo assopro da sua boca.

Mas no curso desse tempo, o (vers.9) declara que Satanás vem com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira.

O (vers.10) declara que ele vem com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

 

O (vers.11) declara que, por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.

E termina com o (vers.12) declarando que é para que sejam julgados todos os que não creram a verdade. Antes, tiveram prazer na iniquidade.

 

Certamente, aqueles que não creram a verdade, na verdade relutaram em abandonar aqueles “pecados de estimação”, aos quais se habituaram e se afeiçoaram, ou seja, se recusaram a desistir dos prazeres da vida na carne.

Ora, o que é isso senão ter prazer na iniquidade?…

 

Irmãos, leiam outra vez, lenta e atentamente, cada um desses versículos de (2 Tessalonicenses 8-12) que está logo acima.

Nele, nós destacamos os pontos verdadeiramente importantes para que nós possamos entender mais claramente se nós teremos alguma chance de vencer esses obstáculos que serão colocados entre os que ficaram para trás e a sua vitória final.

 

É quase certo que, se rejeitaram obedecer a Cristo no tempo do Amor com o qual Cristo nos chamou, como terão forças de aceitar o martírio de Satanás para, valentemente, se entregarem heroicamente a Cristo?… E isso, quando Cristo e o Espírito Santo não estiverem mais se manifestando aqui na terra?…

Observem que terrível esse (vers.11) que diz Deus enviará a operação do erro para que creiam a mentira.”

 

Deus enviará! E Satanás é quem opera a operação do erro! Isso para que todos creiam a mentira.

Irmãos, o tempo do Apocalipse aqui na terra, lá no final dos tempos (que rapidamente se aproxima), é um tempo preparado para os remanescentes de Israel; aquele povo que uma vez já enfrentaram os leões nos circos romanos, as fogueiras, e toda sorte de torturas; e sendo devorados vivos em espetáculos tenebrosos, morriam cantando e louvando ao Senhor, certos de serem recebidos no Alto pois tinham a promessa do Senhor.

 

Alguém acha mesmo que os gentios, agora cristãos, terão o mesmo preparo espiritual para vencer sorrindo e confiantes as mesmas perseguições? Lembremos sempre que estes, só ficaram para trás porque eram maus cristãos, eram mal convertidos…

 

E concluímos dizendo que alguns, certamente conseguirão. Mas a sabedoria ensina que é melhor não pagar para ver!

É muito mais vantajoso abandonar, enquanto ainda é tempo, os vícios do pecado.

Abandonar todos os nossos maus caminhos e nos render ao Senhor Jesus enquanto Ele ainda nos faz um chamado pelo Seu imenso Amor.

O Amor de Cristo é muito suave; já os sentimentos do “inimigo de Deus”…

 

Vamos orar?

Senhor nosso Deus, Tu és a orígem e a fonte do Amor; concede-nos então, por amor de Cristo Jesus, que a Tua sabedoria se manifeste em nossa mente, dando-nos a clara visão daquilo que mais nos convém fazer; persevera-nos nos Teus caminhos para que sejamos, nós também, herdeiros da promessa e participantes da vida eterna com Cristo o nosso Senhor! Ampara-nos, Senhor, pois precisamos de Ti.

 

Amém! Graças a Deus.

 

27/05/24   –   Um texto de pastor Roberto Mazzei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima