O verdadeiro caminho antigo

Quando as pessoas se sentem – levadas pelas aflições a buscar a Deus – logo elas correm, ou para a igreja mais próxima ou para aquela igreja que alguém indicou.
E as aflições, são péssimas conselheiras!

É por isso que, geralmente, as escolhas feitas nessas horas são as piores possíveis.
Mas quando as pessoas procuram seguir os princípios bíblicos, aí então, tudo muda de figura.
A Bíblia traz vários ensinamentos sobre o que nós deveremos fazer para fugir dos falsos profetas e das suas falsas igrejas.

 

Por isso, você que insiste em apontar um dedo acusador contra esse aspecto da Palavra de Deus, é considerado como um herege – é apenas um ímpio a mais! Nós insistimos em continuar afirmando que:
Encontrar uma verdadeira igreja é responsabilidade exclusivamente DE CADA PESSOA!

Buscar o verdadeiro Evangelho é responsabilidade exclusivamente DE CADA PESSOA!

Existe uma sábia e profunda orientação que o Senhor nos faz, através do profeta Jeremias e que diz assim:

(Jm 6.16) “16. E o SENHOR continua declarando: “parai sobre os cruzamentos e observai; indagai pelos caminhos antigos, interrogai pelo bom caminho!
Agora, pois, caminhai por ele! Então alcançareis paz e descanso para vós. Contudo replicastes: ‘não cremos nisto! não o seguiremos!’”
(Jm 6.17) “17. Coloquei sobre vós sentinelas e vos orientei dizendo: Prestai atenção ao som do Shofar, trombeta! Mas replicastes: não atenderemos às Tuas ordens!’”

 

Esses versículos ensinam com segurança o que nós deveremos fazer, e também nos ensinam que a verdadeira Palavra de Deus não pode ser deixada ao acaso, que é o que acontece quando nós escolhemos qualquer coisa.
Mas ensinam também que, quando segue a sua própria vontade, o homem sempre escolhe o que não lhe convém; isso porque nós estamos falando de espiritualidade – Observem a forma como replicaram ao ensinamento do Senhor.

 

Apesar de estes versículos darem a impressão de que o ser humano replicou a Deus dizendo essas palavras, na realidade, o que aconteceu é que os homens replicaram a Deus com suas atitudes. Porque o homem sempre foi desobediente – e ainda hoje o é.

Outro destaque fica para a orientação de indagar e seguir o caminho antigo.
É preciso ter discernimento também aqui.

A direção da Palavra leva para o caminho ensinado pelos apóstolos; leva para a igreja primitiva que ainda sabia bem expulsar as heresias que se infiltravam no meio do Evangelho.
Até então, as igrejas eram unas, e só eram distinguidas pelos nomes das cidades onde se estabeleciam:

Igreja de Antioquia, igreja de Filipos, de Beréia, dos Tessalonicenses, de Roma, etc…

 

Com o passar do tempo, a igreja de Roma foi absorvida pelo paganismo do Imperador Constantino; ele se converteu, mas não sabia nada de cristianismo. E visto que Roma imperava dominante, foi então que, lá pelo século 3 (DEPOIS DE CRISTO), foi então decretada uma Lei onde, ou os cristãos seriam todos membros da igreja romana ou todos morreriam torturados sob terríveis torturas.

Sobre Roma, que era comandada pelo Imperador Constantino, a Palavra descreve lá em

 (Dn 7.19):

“19. Então, tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, e as suas unhas, de metal; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava;

 Essa era a Roma daquela época. Essa foi a orígem da igreja Católica que se chamou de apostólica Romana.

 Até então, a igreja primitiva, aquela dos caminhos antigos que nós estamos falando aqui, e que a Palavra  recomenda, ainda era aquela igreja fundada pelos apóstolos – “A igreja do caminho!”

Específicamente, a igreja dos Gentios – que somos nós – era regida pelos ensinamentos do apóstolo Paulo.

 

Essas informações ajudam a entender o conceito de caminho antigo, pois este nosso texto está se referindo àquelas igrejas ainda não contaminadas pelas avalanches de heresias que foram maciçamente implementadas pela igreja Católica e que nós encontramos aos montes hoje em dia. E nós dizemos mais uma vez:

As heresias nada mais são do que falta de obediência aos ensinamentos do Evangelho.

 

Voltando ao texto de (Jm 6.16): “interrogar pelo bom caminho” significa que nós devemos procurar encontrar, com os inúmeros meios que hoje dispomos, a igreja que mais fielmente se dedica a declarar o Evangelho do Senhor Jesus.

Nunca, aqui na Terra, nós iremos encontrar a perfeição; mas existem várias igrejas que se dedicam a cumprir o Ministério ao qual foram incumbidas pelo Senhor Jesus, o mais fielmente possível.

 Não está nada fácil administrar com fidelidade uma igreja hoje em dia, especialmente considerando os ataques que vem sofrendo; judicialmente pelas leis e espiritualmente tanto por hereges como por maus cristãos – ou ímpios.

O Senhor Jesus deixou isso claro em:

 

(Jo 17.14)

“14. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo “

 

Meus irmãos, o ódio do mundo tem se manifestado cada vez mais violentamente, em todas as frentes que Satanás usa para procurar gerar atrito e destruição nas igrejas do Senhor Jesus.

E o estrago tem sido grande, porque não apenas os ímpios, mas até mesmo os falsos cristãos, os cristãos dobres, aqueles que são fracos na fé, tem servido aos seus maus propósitos fazendo desacreditar, por causa das más igrejas, até mesmo aquelas que são as boas igrejas.

 

Vocês já notaram que ninguém, nem mesmo os famosos pastores atuais, insistem em falar do Evangelho de Cristo?

Antes, ficam todos se envolvendo em debates estéreis falando mal uns dos outros.

Vocês já notaram a intensidade de agressão, especialmente na internet, contra os dízimos e as ofertas?

ORA, se a igreja não tem outra fonte de recursos, então o propósito do maligno é “quebrar-lhe as pernas” para que a igreja não possa prosseguir.

 

Vocês já notaram a quantidade de crentes (os fracos na fé) que se indispõe contra a igreja nesse sentido?

Fazem-se servos de Satanás sem perceber a gravidade do que estão fazendo. Nem mesmo se dão conta do que a Palavra ensina: (Mt 12.30)

“30. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. “

 

Quando desejarmos conhecer a Palavra de Deus, a primeira coisa a fazer é justamente fechar os ouvidos para as murmurações que circulam por aí, mesmo porque o Senhor odeia murmurações; vejam em:

 

(Fp 2.14-15)

“14. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;  “

“15. para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; “

 E complementando:

 

(Hb 3.12-14)

“12. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo Maligno, pelo engano do pecado.

“14. Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim.

 

Irmãos, nós temos procurado pelos caminhos do Senhor Jesus?… Ou será que andamos pelo mundo como abelhas, polinizando qualquer flor?

Nós precisamos encontrar e estar no verdadeiro caminho, porque Jesus é o Caminho.

 

 (Jo 14.6)

“6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. “

 

Finalmente, nós encerramos com o mesmo versículo do início que diz:

(Jm 6.17)

“Agora, pois, caminhai por ele! Então alcançareis paz e descanso para vós.

Não existe desculpas para alguém estar fora do Caminho, da Verdade e da Vida que é Jesus!

Vamos orar?

 

Senhor, nosso Deus e Pai todo poderoso, ajuda-nos na nossa pequena fé; abra-nos os olhos espirituais para que possamos  enxergar somente a Ti; abra-nos os ouvidos espirituais para darmos ouvidos somente a Ti; e abra também o nosso entendimento para que, com ele, estejamos sempre voltados totalmente para o Senhor;

Que as palavras malignas que afrontam o Teu Evangelho nunca mais encontrem guarida em nossos corações.

E assim, então, seguramente estaremos andando confiantes pelos caminhos antigos, pelos caminhos do Senhor!

Nós oramos em Nome de Jesus,

 

Amém!

Graças a Deus!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima