Cristãos Fiéis ou Falidos?

Quando um cristão entrega a sua vida pra Jesus, o Espírito Santo passa a ser uma  companhia permanente ao seu lado. Ele passa a habitar em nós.

Por isso, nós dizemos que somos o Templo do Espírito Santo.

A paz do Senhor Jesus a todos os irmãos! Vamos desviar um pouquinho do Tema para explicar uma coisa: Você NÃO É IGREJA!… Igreja é um LOCAL, um LUGAR DESIGNADO onde o Templo do Espírito Santo (VOCÊ) se reúne com os irmãos (que também são TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO), para CULTUAR A DEUS.

Enquanto é FIEL, VOCÊ É UM TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO! Sendo INFIEL, VOCÊ É APENAS UM ÍMPIO.  

Mas igreja…  você NÃO É JAMAIS! Igreja é um PRÉDIO QUALQUER , APENAS UM LOCAL DE REUNIÃO!

A gente vê tantas pessoas que até conhecem o Evangelho (e conhecem bem!) que afirmam esse absurdo, por isso essa observação. Voltando ao nosso Tema:

É por esse motivo também – porque estamos permanentemente na Sua presença – que nós precisamos criar o hábito de conversar com Deus e pedir a Sua orientação em todas as nossas decisões do dia a dia.
O nome disso é ORAÇÃO! É falar com Deus! E nós devemos fazer isso em Nome do Senhor Jesus.

Devemos também andar em um novo caminho, fugindo do pecado e sendo fiéis ao Senhor Jesus.

O nome disso é FIDELIDADE! Ser cristão é viver em novidade de vida, procurando matar diariamente aquele velho homem que, todos os dias, insiste em “ressuscitar.”  Essa é a nossa luta diária.

É quando entregamos a nossa vida nas mãos do Senhor Jesus, que nós começamos a observar o Seu agir em nosso favor.
Devagarzinho, então, nós vamos percebendo que as coisas começam a melhorar, e rapidamente percebemos que ELE é  conosco.

Não existe nenhuma pessoa no mundo que seja mais protegida de Deus do que outra; mas, existe aquele que se faz mais protegido por Deus por causa da sua fidelidade e da oração constante – o hábito que ela tem de falar com Deus.
No “tempero” dessa transformação das nossas vidas, é fundamental obedecermos sempre à Palavra de Deus e vivenciarmos o ensinamento de Jesus Cristo; E Ele nos ensina:

(Mt 4.17) “17. Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus “

Nos arrependermos dos nossos pecados e dos maus caminhos, e nos convertemos a Jesus Cristo de todo o  nosso coração – esse é o primeiro passo dessa nossa mudança de vida.

 (At 3.19)

“19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

Nós precisamos entender que não é Deus quem vai buscar pela pessoa; o Seu trabalho Ele já fez, nos oferecendo a porta da salvação. Mas a pessoa sim é que deve buscar por Ele em todas as situações.

E a Palavra afirma que ELE se deixa achar.

(Jm 29.13)

“13. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Agora nós perguntamos: Existe alguma área da nossa vida que está em crise, em uma situação de verdadeira falência?…

Pois é justamente nessa área que nós precisamos pedir o socorro de Deus.

Mas não devemos nos confundir: embora Deus tenha interesse na nossa vida espiritual, somos nós que devemos nos tornar  espiritualmente dependentes e dignos d’Ele.
O espiritual deve ser o nosso foco, e, conforme a Sua Palavra, tudo o mais Ele acrescentará.

Observem que texto importante:

(Mt 6.31-33)

“31. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?

 “32. (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;

 “33. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Repararam no que o Senhor disse no (v.32) ?… “Todas essas coisas OS GENTIOS procuram.”

Isso remete à outra pergunta: Nós somos GENTIOS ou nós somos CRISTÃOS?

As petições que os cristãos costumam apresentam a Deus, geralmente estão voltadas exatamente para isso – as coisas que os gentios procuram.

A nossa melhor justificativa, nossa melhor desculpa para isso é que a vida, aqui na carne, está extremamente difícil.

Mas o melhor significado disso, é que não adianta nada focar naquilo que é material, esperando que ELE acrescente o lado espiritual – É exatamente o contrário que nós deveremos fazer.

A Palavra afirma que é a nossa iniquidade que nos separa de Deus, e então Ele não ouve as nossas orações; por isso, se tem alguma área da nossa vida que está em uma situação de falência é justamente por essa área que nós deveremos orar e intervir junto a Deus para que tudo mude.

A Palavra de Deus nos ensina que nada pode nos separar do Amor de Deus.

(Rm 8.38-39):

“38. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 

 “39. nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

Mas a Palavra de Deus, também nos ensina em (Is 59.2)

(Is 59.2) “2. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. “

Dessa forma nós entendemos que, ELE atenderá nossas petições na medida em que nós nos rendemos a ELE.
A gente adora dizer que DEUS é fiel; mas NÓS também precisamos ser fiéis a ELE.

Resumindo = Se existe na nossa vida uma área que está em uma situação de falência, isso ocorre porque está faltando melhorar o nosso relacionamento com DEUS.
Porque ELE é fiel e justo para nos suprir em todas as nossas necessidades.
Assim diz a Sua Palavra em:

(1 Jo 1.8-9):

 “8. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”

 “9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 

 Isso não acontece no que diz respeito às coisas supérfluas; vejamos o que o evangelista Tiago nos ensina em:

 (Tg 4.1-10)

“1. Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 

 “2. Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.

 “3. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites

 “4. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

 “5. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 

 “6. Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes

 “7. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

 “8. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.

 “9. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.

 “10. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará

 Esse texto de Tiago nos ensina que devemos resistir às paixões.

Mas também, deixa muito claro o porquê nós não somos atendidos nas nossas petições:

“Pedimos e não recebemos porque pedimos mal, para gastar em deleites.”

Se pedirmos pela nossa vida espiritual, certamente Deus nos responderá.

Irmãos, em todos os textos que nós abordamos sobre a Palavra de Deus, e que usamos para mostrar o quanto é necessário sermos fiéis seguidores do Senhor Jesus, a verdade que mais salta aos olhos é aquela necessidade de conhecer o Evangelho; para que nós saibamos o que fazer em cada situação que a vida nos apresentar.

Por isso é tão importante aquele versículo de (Os 6.3), um dos meus preferidos, que diz assim:

(Os 6.3)

“3. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. 

Encerrando = Para obedecer ao Evangelho, é importantíssimo conhecermos ao Evangelho!

Somente conhecendo ao Evangelho é que nós deixaremos de ser “massa de manobra” na mão de falsos profetas, ou, de falsos líderes que conduzem a igreja do Senhor Jesus aqui na terra.

A situação é tão grave que centenas de milhares de pessoas desistem de seguir ao Senhor Jesus porque foram exploradas, nos bolsos e na fé.

Rejeitam uma mentira para viverem outra mentira. Por mais que tentem fazer válidos os seus argumentos, na verdade estão renegando a Palavra de Deus, porque aceitam uma parte e rejeitam outra, sem saber exatamente o significado e a consequência que isso trará para suas vidas.

Estas pessoas tornam-se tão cegas que não percebem que:

A RESPONSABILIDADE DE BUSCAR A DEUS É TOTALMENTE DELAS MESMAS!

Tudo, neste mundo tem o seu contrário, assim o bem como o mal; mas o mal não neutraliza o bem.

Assim como existem os “maus profetas” (maus líderes) existem também os bons.

Mas sempre será você quem deverá encontrá-los; é você mesmo que deverá procurá-los. E, finalmente, seguir a Deus dentro dos moldes que o Senhor estabeleceu para que o Seu povo vivesse: Congregando sempre; e em união com os irmãos!

Nós não encontraremos uma igreja onde o Senhor Jesus esteja pregando a Sua Palavra pessoalmente, ali no Altar.

Mas encontraremos várias igrejas onde, homens sinceros e verdadeiros, estarão doando a sua vida para que a Palavra de Deus seja proclamada o mais fielmente possível.

Só não podemos nos esquecer que são homens, vivos e na carne, portanto, em luta diária para ser o mais fiel possível ao Pai Celeste, Criador de todas as coisas. Isso significa que, como nós, eles também são falhos.

Que Deus nos abençoe a todos!

Vamos orar?…
“Senhor nosso Deus, nós Te pedimos em nome do Senhor Jesus: aumenta, Pai, a nossa fé e encha o nosso coração da viva esperança de vivermos aqui na terra nos preparando para viver contigo uma vida eterna juntos a Ti e  na Tua glória.

Dá-nos, ó Pai, o espírito de discernimento, para sempre sabermos bem o lugar para onde nós estamos indo e conhecermos bem as lideranças a quem estivermos seguindo.

Amém, Senhor!… Glórias a Deus!

31.03.2024 – um texto de pastor Roberto Mazzei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima